Movimento de Projecteis
No presente relatório, falaremos dos aspectos teóricos relacionados com o movimento de projécteis, onde analisaremos este tipo de movimento através de tabelas de cálculos e gráficos construídos com base nos dados recolhidos na aula laboratorial.
Os objectivos da experiência foram:
Aplicar as equações do movimento de projécteis para o cálculo da velocidade inicial num lançamento horizontal e oblíquo.
Obter experimentalmente a trajectória do lançamento horizontal e oblíquo.
Resumo teórico
Segundo o Principio de Galileu sobre a Independência de Movimentos (PGIM) os movimentos de qualquer corpo em cada uma das direcções especiais são independentes entre si. Razão pela qual num movimento complexo no espaço de 3 dimensões, podemos interpretar como a superposição de 3 componentes de uma dimensão mais simples e que esses movimentos podem ser estudados separadamente.
No presente trabalho, falaremos do lançamento horizontal e oblíquo de um projéctil no campo habitacional da terra.
Lançamento horizontal
O lançamento horizontal de projécteis é o caso particular em que o ângulo de lançamento é nulo, ou seja, é um movimento composto por um movimento horizontal e um movimento vertical.
Segundo Galileu, se um móvel apresenta um movimento composto, cada um dos movimentos componentes se realiza como se os demais não existissem e no mesmo intervalo de tempo.
Quando o corpo é lançado horizontalmente, ele descreve um movimento parabólico em relação a Terra, como resultado da composição de dois movimentos simultâneos e independentes (queda livre e movimento horizontal).
Lançamento oblíquo
O lançamento oblíquo de projécteis é o caso particular em que a velocidade de lançamento forma com a horizontal um ângulo distinto ente 0° e 90°.
A velocidade inicial o, pode ser decomposta em duas componentes (componente da velocidade no eixo X) (componente da velocidade no eixo Y).
Este tipo de lançamento resulta da composição de dois