Apostila de Finanças Corporativas
ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
Prof.: José Flávio Bomtempo Resende
Junho / 2012.
Aprender não é apenas absorver informações >>> o aprendizado se dá através do aprimoramento de nossa capacidade de atuar e de alcançar melhoria sustentável no desempenho. (Peter Senge)
Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais ... (Rubem Alves)
ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
AS PRINCIPAIS PARTES DAS PUBLICAÇÕES
RELATÓRIO DA DIRETORIA
Através deste relatório, a Diretoria presta informação aos acionistas sobre diversos aspectos do desempenho e de perspectivas da sociedade relativas a estratégias de vendas, compras, produtos, expansão, efeitos conjunturais, legislação, políticas, financeira, de recursos humanos, resultados alcançados, planos, previsões, etc.
É uma forma de manter os acionistas e terceiros a par do que se realiza na empresa. O Relatório da Diretoria é uma peça em que se relata livremente aquilo que julga importante e invariavelmente “doura a pílula”.
DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
- Balanço Patrimonial
- Demonstração do Resultado do Exercício
- Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulado. que poderá ser substituída pela Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido
- Demonstração dos fluxos de caixa
NOTAS EXPLICATIVAS
As demonstrações serão complementadas por Notas Explicativas e outros quadros analíticos ou demonstrações contábeis necessárias ao esclarecimento da Situação Patrimonial e dos resultados do exercício.
As Notas Explicativas deverão indicar:
1- os principais critérios de avaliação dos elementos patrimoniais ( especialmente estoques ), dos cálculos da