Atrito
A aula laboratorial 2 com o tema “Movimento de projécteis” tem como objectives principais: * Aplicar as equações do movimento de projécteis para o cálculo da velocidade num lançamento horizontal e obliquo; * Obter experimentalmente a trajectória do lançamento horizontal e oblíquo.
II. Introdução:
Este trabalho insere-se na cadeira de Física I e é resultado da 2ª aula laboratorial de como tema de abordagem principal “Movimento de projécteis”, tema este que faz parte de Cinemática que e um dos capítulos da Física, que se encarrega do estudo do movimento das partículas ou corpos sem preocupar-se com as suas causas.
III. Revisão da literatura:
Apresentamos agora alguns conceitos:
* Cinemática - arte da Física que se preocupa em estudar o movimento das partículas sem se preocupar com suas causas, ou seja, estuda o movimento apenas na dimensão geométrica. * Movimento - a terra e tudo que existe está em movimento.” Halliday & Resnick (1916). * Movimento de projecteis – são movimentos não rectilíneos, ou seja, cuja trajectória do projéctil descreve uma curva no ar e possui componentes nos eixos OXY. Exemplos de projecteis: uma bola, bala, ou mesmo o corpo humano durante um salto longo, etc.
"Quando um móvel realiza um movimento composto cada um dos movimentos componentes se realiza como se os demais não existissem." – Princípio de Galileu Independência de Movimentos. Este princípio explica-nos que quando um corpo apresenta em relação a um observador um movimento em duas ou mais dimensões, esses dois movimentos podem ser separadamente analisados.
O movimento de projécteis pode ser diferenciado pelo tipo de lançamento, que podem ser: Vertical, Horizontal e Obliquo.
Neste relatório limitáramo-nos a falar do Lançamento horizontal e Obliquo que foram os lançamentos da nossa experiencias no laboratório.
* Lançamento horizontal
X
Figure 1 Lançamento Horizontal
Este e a composição de dois