movimentacao e armazenagem
Atualmente, com a globalização e a abertura do mercado aos produtos importados, o consumidor procura produtos diferenciados e personalizados, obrigando as indústrias a serem bastante flexíveis no seu processo produtivo, oferecendo grande variedade de cores, tamanhos e formas de produtos.
O objetivo é disponibilizar produtos e serviços que além de atender o cliente o satisfaçam suas necessidades, tanto regionais como nacionais.
”.
O planejamento desta integração deve focar alguns pontos estratégicos para beneficiar o processo de toda cadeia, tais como, localização do armazém, através de estudos técnicos para melhor escoamento e acessibilidade de rotas, equipamentos e tecnologia de movimentação e “layout”.
A movimentação de produtos, ou tráfego interno, tem como objetivo a reposição de materiais nas células de produção, bem como transportar os produtos acabados, quando este implica a realização de operações que são desempenhadas em postos de trabalho diferentes.
A movimentação de materiais ou produtos, não se limita apenas a movimentar, encaixotar e armazenar como também executa essas funções tendo em conta o tempo e espaço disponíveis.
Após o estudo realizado, foi possível verificar o quanto um armazém, se bem planejado e estruturado, pode maximizar a eficiência de um processo interno logístico e sua importância dentro da cadeia de distribuição. Armazéns agregam valor aos processos que apóiam, atualmente conforme exigência de mercado e pressão por baixo custo, o tema armazém, é estudado devido sua necessidade para melhor atender o cliente, pois possibilita o estoque de materiais e sua distribuição, porém, para determinados segmentos torna-se dispensável devido seu custo para manter a estrutura e sua administração.
Em