Empreendedorismo
A palavra empreendedor (entrepreneur) surgiu na França por volta dos séculos
XVII e XVIII.
Não há uma definição na literatura que abranja todos os tipos de empreendedorismo e seja aceita por todos os economistas.
Dornelas: “O empreendedor é aquele que detecta uma oportunidade e cria um negócio para capitalizar sobre ela, assumindo riscos calculados.”
Richard Cantillon afirmava que o empreendedor era aquele que percebia oportunidades de lucro não exploradas e assumia o risco inerente comprando matérias-primas a um preço certo e revendendo-as a um preço incerto. Jean Baptiste Say distinguiu entre empreendedores e capitalistas e os lucros de cada um. Ele considerava o desenvolvimento econômico como resultado da criação de novos empreendimentos. Smith referia-se ao empreendedor como aquele que visa obter somente um excedente de valor sobre o custo de produção.
Schumpeter descreveu que a existência de empreendedores e novas combinações produtivas é a condição necessária para o processo de desenvolvimento econômico.
Categorias que podem modificar a trajetória da economia:
› a introdução de um novo método de
›
›
›
›
produção; a abertura de um novo mercado; a descoberta de novas fontes de matériaprima; a criação de uma nova indústria; a introdução de um novo bem.
“Aprender a pensar e a agir por conta própria, com criatividade, liderança e visão de futuro, para inovar e ocupar o seu espaço no mercado, transformando esse ato também em prazer e emoção.”
(Dolabella)
O empreendedor tem papel importante na dinamização do mercado.
Deve estimular a capacidade inovação e superação;
São dotados de idéias realistas e inovadoras, baseadas no planejamento de uma organização.
de
Técnicas
› Boa escrita, boa oratória, capacidade de
compreender e escutar, organização e perfil de liderança.
Gerenciais
› Áreas