Movimentação e armazenagem
IDENTIFICAÇÃO DOS MATERIAIS CRÍTICOS
Material importado Existência de um único fornecedor Escassez no mercado Material Estratégico De difícil fabricação ou obtenção Material de elevado valor Por Razões Econômicas Material com elevado custo de armazenagem Material com elevado custo de transporte
Por Problemas de Obtenção
IDENTIFICAÇÃO DOS MATERIAIS CRÍTICOS
Material perecível. Material de alta periculosidade. Material de elevado peso. Material de grandes dimensões. Material com utilização de difícil previsão. Material de reposição de alto custo. Material para equipamento vital da produção.
Por Problemas de Armazenagem e Transporte Por Problemas de Previsão
Por Razões de Segurança
MATERIAIS DE PERECIBILIDADE
A adoção da classificação por perecimento permite, entre outras, as seguintes medidas: - Determinar lotes de compras mais racionais, em função do tempo de armazenagem permitido; - Programar revisões periódicas para detectar falhas de estocagem, visando corrigi-las e baixar materiais sem condições de utilização; - Selecionar adequadamente os locais de estocagem, utilizando técnicas adequadas de manuseio e transporte de materiais, bem como transmitir orientações aos funcionários envolvidos quanto aos cuidados a serem observados.
MATERIAIS DE PERECIBILIDADE
Para aprimorar o gerenciamento,pode-se classificar os materiais perecíveis como segue:
Pela ação higroscópica: Materiais que possuem grande afinidade com o vapor de água e podem ser retirados da atmosfera. Exemplos: Sal marinho, cal virgem etc.; Pela limitação do tempo: Materiais com prazo de validade claramente definido. Exemplos: Remédios, alimentos etc.; Instáveis: Produtos químicos que se decompõem ou se polimerizem espontaneamente ou têm outro tipo de reação na presença de algum material catalítico ou puro. Exemplos: Peróxido de éter, oxido de etileno etc.; Voláteis: Produtos que se reduzem a gás ou vapor, evaporando naturalmente e perdendo-se na atmosfera. Exemplo: