Armazenagem E Movimentacao De
Jean Osmar Schaffer
Profº. Marcelo Menezes da Luz
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Logística (LOD0133) – Prática do modulo III
24/03/2014
RESUMO
Este trabalho baseia-se em estudos bibliográficos realizados através de livros, pesquisas em sites confiáveis e artigos científicos. A movimentação e armazenagem de materiais (MAM) possui sua concepção histórica desde os primórdios, pois a necessidade de armazenar alimentos sazonais para o restante do ano era necessária. Dentro deste parâmetro a movimentação dos materiais realizava-se de maneira simples, onde cada indivíduo possuía uma função específica, determinada pelo responsável da organização.
Palavras-chave: Movimentação. Materiais. Armazenagem.
1 INTRODUÇÃO
Nos dias atuais os processos inerentes ao MAM, são indispensáveis para a obtenção do sucesso das empresas, tendo como caráter primordial a minimização dos custos destes processos logísticos, que em suma possuem resoluções simples, quando aplicados de maneira efetiva. Alguns gestores tendem a abranger a logística como a simples avaliação dos modais de transportes e da infraestrutura do país, entretanto desprezam a importância dos fatores internos, como a movimentação e armazenagem de materiais.
Com o advento da globalização e da tecnologia cada vez mais visível, houve a necessidade da adoção de ferramentas e o desenvolvimento de mecanismos para a concretização do MAM, pois é de salutar importância mencionar que estas atividades vem se modernizando de maneira ágil, porém sua eficácia é contestada por alguns gestores. Os exemplos mais simples a serem citados no desenvolvimento destas atividades são as esteiras eletrônicas, elevadores nos centros de distribuições (CD), ou veículos automatizados, que na realidade substituíram os esforços humanos.
Em nome desta tal “modernidade” o planejamento estratégico teve seu enfoque desvirtuado nas movimentações de materiais, sendo que a melhor solução