motores de passo
Motor de passo é um tipo de motor elétrico que é acionado através de sinais digitais, ou seja, não produz movimento quando se impele em seus terminais uma alimentação contínua.
Os motores elétricos se baseiam na força de Lorentz aplicada em uma carga em movimento dentro de um campo magnético. Uma espira qualquer imersa em um campo magnético, quando percorrida por uma corrente cria duas forças de sentidos opostos, seguindo a regra da mão direita. Essas duas forças de sentidos opostos fazem a espira girar.
Diferentemente, o motor de passo funciona através de pulsos aplicados em seus terminais, tais pulsos polarizam suas bobinas de maneira que o rotor se alinhe com o campo magnético, criando variações angulares, chamadas de passos. Esta característica concede ao motor de passo uma grande precisão de ajuste de posicionamento, tornando altamente recomendável para aplicações que necessitem deste tipo de atributo.
Construção
Motores de passo basicamente possuem duas partes: o rotor, que é o conjunto eixo/imã que integra a parte móvel do motor e o estator, parte fixa onde as bobinas são enroladas. Diferente dos motores DC, não possui escovas e tão pouco um comutador, o que o torna vantajoso em relação à manutenção, já que estes dois elementos exigem alta manutenção.
Figura 1.a Rotor
Figura 1.b Estator
Funcionamento:
Como dito anteriormente, os passos do motor são variações angulares causadas pelo alinhamento do rotor com o campo magnético criado pelas bobinas acionadas. A velocidade e o sentido de rotação são determinados pela frequência de acionamento das bobinas. O número de passos do motor depende do número de polos que o mesmo possui.
Um motor de passo pode funcionar em regime de passo completo, meio passo ou em micropasso.
Passo completo (full-step)
Ao funcionar com passo completo, a resolução de passo e o torque são menores, também consume menos energia. A figura 2 ilustra o funcionamento como passo completo: