Motora
Artigo
http://www.sposito.com.br/artigo_F&P_Info_2006_03.asp
Controle do Movimento
Seja em um salto vertical, usado amplamente em diversos movimentos esportivos, como as cortadas e os bloqueios no voleibol, os arremessos e rebotes no basquetebol e os saltos no atletismo, seja em um arremesso balístico objetivando um contato espacial, como o lançamento de dardo e de martelo no atletismo e o saque no tênis, o controle da velocidade e da precisão destes movimentos são estudados pela comunidade científica na tentativa de compreendê-los e, conseqüentemente, influenciá-los para uma melhor performance dos gestos esportivos.
Redes Neurais Artificiais
Temos que reconhecer que “Redes Neurais Artificiais” tem força para assustar os mais incautos, principalmente se não estamos falando com especialistas em matemática e ciências da computação. Mas, virando os olhos ou não a esta realidade, é bom sabermos que este conhecimento está mais perto do que imaginamos, seja no VO2 máximo calculado em repouso por um monitor de freqüência cardíaca portátil, até o planejamento de um programa de atividade física totalmente personalizado que “aprende” com as experiências das sessões de treinamento anteriores.
Fisiologia do Exercício
Enquanto disciplina que focaliza o estudo das alterações da estrutura e das funções do corpo humano provocadas pelo exercício, vemos a Fisiologia do Exercício onipresente em variados ramos da ciência, como preparação física, nutrição, medicina e fisioterapia. Ou ainda, em mais de uma dessas áreas simultaneamente. Afinal, a atividade física aumenta a quantidade de energia usada pelo corpo, gerando conseqüências imediatas e a longo prazo sobre o gasto da gordura corporal, funções cardiovasculares, respiratórias, neuromusculares, endócrinas, imunológicas, entre outras. E todas estas são áreas de estudo que se cruzam com a Fisiologia do Exercício.
O artigo fala sobre o controle do movimento , me que o ser humano é influenciado com o