Coordenação Motora
Exemplos:
ANDAR
RASTEJAR
PULAR
ESCREVER
ROLAR E ETC
A coordenação motora é dividida em três categorias principais, que são a coordenação motora geral, a coordenação motora fina e a coordenação motora específica, como podemos ver a seguir:
Coordenação motora geral.
A coordenação motora geral é a capacidade que as pessoas têm de usar os músculos esqueléticos da melhor maneira possível. Esse tipo de coordenação motora faz com que os adultos e as crianças consigam dominar os próprios corpos e assim controlar todos os movimentos, até os mais rudes. A coordenação motora geral é essencial para que as pessoas andem, rastejem, pulem e façam outros exercícios do mesmo tipo.
Coordenação motora específica.
A coordenação motora específica permite que as pessoas possam controlar os movimentos específicos para realizar um tipo determinado de atividade. Por exemplo, para chutar uma bola, o corpo precisa de uma determinada coordenação motora, para jogar basquete, uma coordenação motora diferente, e assim sucessivamente.
Coordenação motora fina.
A coordenação motora fina é responsável pela capacidade de usar de forma precisa e mais eficiente os pequenos músculos que estão no nosso corpo, para que assim eles produzam movimentos mais delicados e específicos que outros tipos de coordenação motora. A coordenação motora fina é usada para costurar, escrever, recortar, acertar um alvo (não importando o tamanho) ou para digitar.
Benefícios da Coordenação Motora O movimento tridimensional provoca um ajuste contínuo entre a musculatura