Coordenação motora
Neste trabalho, daremos o conceito de Coordenação Motora, tais como sua classificação e importância e citaremos alguns exercícios de aperfeiçoamento e desenvolvimento da mesma durante o crescimento e desenvolvimento infantil até a terceira idade.
COORDENAÇÃO MOTORA
Coordenação Motora é a capacidade de realizar movimentos e usar os músculos de forma mais eficiente, permitindo a pessoa dominar o corpo no espaço, controlando os movimentos mais rudes, sendo uma qualidade primordial para a realização de qualquer tarefa.
De acordo com Tubino, a coordenação "é uma qualidade física que permite ao homem assumir a consciência e a execução, levando-o a uma integração progressiva de aquisições, favorecendo-o a uma ação ótima dos diversos grupos musculares na realização de uma seqüência de movimentos com um máximo de eficiência e economia".
Tendo sua origem no sistema nervoso central, a coordenação deve estimular apenas os músculos responsáveis pelos movimentos a serem realizados, evitando assim, uma tensão desnecessária.
As capacidades coordenativas vão desde a integração intermuscular, como por exemplo, correr, andar, saltar... a movimentos mais específicos e refinados, chamados de interação sinestésica, como por exemplo, a sensibilidade tátil, visual, rítmica, etc. Ter uma boa coordenação contribui muito para o rendimento desportivo e também para a vida cotidiana e é por meio de treinamentos que ocorre uma "adaptação muscular", onde o indivíduo passa a realizar movimentos mais apropriadamente, isto é, economizando energia. Pular, correr, andar e até mesmo pegar um lápis exige de nós coordenação motora. Ela pode e deve ser trabalhada desde criança, através de desenhos, brincadeiras, jogos e atividades físicas em geral, visando sempre o desenvolvimento da coordenação dos pés, braços, pernas e corpo em geral. Já os exercícios que devem ser trabalhados com os idosos devem visar os padrões de movimentos da vida