Motor otto
A diferença entre Motor Ciclo Otto e Ciclo Diesel é basicamente a seguinte:
Ciclo Otto: A queima do combustível é provocada por uma centelha elétrica, sendo assim, um motor de ignição por centelha.
Ciclo Diesel: A queima do combustível é realizada na compressão do ar, ou seja, quando a temperatura estiver elevada o combustível é injetado, sendo assim, um motor de ignição por compressão. * Nos motores ciclo diesel o rendimento é maior, pois existe uma redução no consumo do combustível devido à elevada taxa de compressão, e isso possibilita maior vida útil ao motor.
* Taxa de compressão:
Freio motor e Top Brake
O freio motor com estranguladores constantes (Top Brake) consiste na otimização do sistema de freio motor convencional, com a incorporação de uma válvula de estrangulamento constante no cabeçote (uma para cada cilindro), que quando abertas, permitem a comunicação dos cilindros do motor com o coletor de escapamento, através de um canal no cabeçote.
Além da potência de frenagem proporcionada pela contrapressão gerada no sistema de escapamento durante o 4º tempo (escapamento) quando a borboleta do freio motor está fechada, o freio motor com estranguladores constantes proporciona uma potência de frenagem adicional resultante do aproveitamento de parte da compressão no 2º tempo do motor, por meio dos estranguladores constantes (Top Brake).
A atuação do Top Brake com o freio motor praticamente impede a reabertura das válvulas de escapamento evitando, consequentemente, que as válvulas sejam submetidas a impactos não amortecidos.
O acionamento das válvulas do Top Brake e da borboleta do freio motor é feito por pressão hidráulica, através de comando eletro hidráulico. Sempre que a rotação do motor cair abaixo de 900 rpm, ou o pedal do acelerador acionado o sistema é automaticamente desacionado.
A elevada potência de frenagem do freio motor com Top Brake é consequência da resistência pneumática encontrada pelos êmbolos