motor de passo
Nos motores bifilares o termo bifilar significa dois fios. Os motores com bobinasbifilares são idênticos em termos de rotor e estator, aos motores bipolares com a diferença que cada bobina é composta de dois fios enrolados em paralelo. Como resultado, os motores bifilares tem oito terminais ao invés de 4 quando comparado com o motor bipolar. E os motores bifilares são acionados como os motores bipolares ou unifilares.
Questão 2
O exame da curva torque x velocidade angular serve como boa seleção de um motor de passo e do tipo de acionamento para uma aplicação específica. Essas características são fortemente dependentes do tipo de motor, do modo de excitação e do tipo de acionamento usado.
O torque estático ou também chamado Holding Torque é o torque necessário para deslocar o rotor para nova posição de equilíbrio estável, quando o motor se encontra em repouso e com as fases energizadas. Esse torque mantém o eixo do motor na posição de detenção, segurando estaticamente a carga na posição desejada. Por isso, esse é um dos parâmetros mais importantes a ser quantizado.
Questão 3
A técnica de micro passo é baseada na operação onde duas fases são energizadas, oferecendo uma subdivisão do passo completo do motor através de divisões do tipo sub-passos de mesmo valor. Porém, diferente da técnica de meio passo onde as duas correntes nos enrolamentos são mantidas com o mesmo valor, as correntes nesse caso são diferentes, ou seja, pela correta escolha e controle das tensões das correntes nos enrolamentos, o equilíbrio do rotor pode ser obtido de forma a parar para equilibrar em qualquer ponto entre as posições do passo completo, para cada uma das fases separadas.
Questão 4
Motor de passo
Definição:
É um dispositivo eletro-mecânico de posicionamento que converte sinal elétrico (digital) em torque, rotacionando um incrementos precisos (step) uma carga. Os motores de passo são divididos em três tipos a saber: relutância variável, magneto permanente e