Motivação
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ACADÊMICA: BRUNA APARECIDA DOS SANTOS
MOTIVAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO
Atualmente se vive um período em que as pessoas passaram a ter um maior conhecimento de seus direitos e a exigir uma melhor qualidade de vida, gerando assim uma “pressão” para a redução da carga horária, aumento das vantagens, e principalmente, remuneração, pois segundo Ferreira, “aqueles que contribuem mais para uma organização, também esperam receber mais em termos de recompensa” (2009, p.03). Do mesmo modo que os trabalhadores buscam empresas que atendam suas necessidades, as organizações também estão a procura de bons profissionais, funcionários que sejam eficientes e eficazes.
Para atrair e manter na empresa colaboradores com tais atributos, tem se pensado cada vez mais em um modo de compreender melhor as expectativas dos empregados, a ter um maior entendimento do que esperam da empresa, assim, a motivação passa a ser um tema muito pesquisado, embora sua implantação ainda seja um dos grandes desafios dentro das organizações.
Mesmo que a procura por teorias motivacionais estejam aumentando, ainda há muitas empresas que não dão a devida atenção a elas, assim, o trabalhador se sente cada vez mais desmotivado em relação ao seu trabalho, e isso pode gerar problemas, tanto para ele, como para as organizações, portanto tal tema deveria ser tratado com mais seriedade.
Faz-se necessário destacarmos a importância da motivação para as pessoas e organizações, uma vez que tal processo configura-se como transformador de qualquer ambiente organizacional, levando, consequentemente, a um maior envolvimento e comprometimento das pessoas no desenvolvimento de suas atividades, contribuindo significativamente para a eficácia organizacional. (VIEIRA MACIEL, 2007, p.02).
A falta de conhecimento nessa área pode criar uma certa barreira para o progresso, já que se torna