motivação
Um funcionário desmotivado acaba por agregar um valor menos significativo do que um funcionário motivado.
Torna-se notável a importância de motivar constantemente, tanto de maneira financeira (com base em prêmios e remunerações) quanto na questão humana, de bem-estar, ter um bom ambiente de trabalho, considerando questões relacionamento entre funcionários e também aspectos do ambiente de trabalho, tais como; limpeza, organização, condições de uso de formas menos desgastantes ou/e mais confortáveis.
Ao estar motivado, o colaborador da empresa acaba rendendo mais.
Por isso, é essencial às organizações buscar meios de proporcionar motivação a seus colaboradores, seja de forma remunerada, ou por qualificação do bem-estar, bônus, aumento, status, elogios, enfim são inúmeras as formas que existem para motivar alguém. Diferenciando de colaborador para colaborador, por isso acaba por ser necessário que o gestor conheça seus funcionários, o que faz com que o colaborador tenha a sensação de ser importante para organização e consequentemente estará motivando-o.
Investir no colaborador é motivá-lo , pois quando se investe em alguém, é por que essa pessoa demonstra ter personalidade suficiente para ser um destaque.
Essa motivação pode ser remunerada ou não , dependendo do sistema de gestão da empresa .
Muitas vezes a satisfação do colaborador , ao contrário do que os gestores podem pensar, pode estar apenas em ser enxergado, sentir-se parte que interessa e é fundamental a empresa.