Israel X Paletina
O Conflito entre israelenses e palestinos tem motivos religiosos, políticos-territoriais, históricos, e naturais. Sobretudo todos esses motivos se envolvem (tem uma ligação).
Para os palestinos Jerusalém representa a terra santa árabe onde Maomé teria ascendido aos céus, mas para os israelenses Jerusalém é o local onde foi edificado e onde se edificará novamente o templo, essa diferença gera conflitos pelo controle de Jerusalém, além de Jerusalém há conflitos pelos territórios da Cisjordânia e Faixa de Gaza. Esses territórios foram ocupados por palestinos durante o Império Romano, hoje esses territórios estão sobre controle israelense. Esse controle é mantido por assentamentos israelenses fortificados. Para os palestinos tal território os pertence baseados no contexto histórico de serem herdeiros do lendário Abraão, baseados nessa mesma justificativa israelenses contestam esse território.
A disputa também se deve a recursos naturais presentes na região, como: água, petróleo e outros.
Outro fator contribuinte é a influência ocidental no conflito. Com forte apoio americano Israel garante sua superiodade no conflito e sobre os demais países no Oriente Médio, a parceria americana e israelense torna o conflito desigual, o lado israelense é dotado de fortes armamentos e outros mais, em compensação o lado palestino é enfraquecido e despreparado.
Em 1949 Israel vence guerra árabe-israelense e expande fronteiras. Cisjordânia e Jerusalém Oriental ficam com a Jordânia; Gaza, com o Egito. Vários outros conflitos armados ocorreram entre o Estado de Israel e os árabes e palestinos tendo como foco Israel e seu território. No que concerne à conquista de terras, é importante destacar também a Guerra dos Seis Dias, em 1967, quando Israel conquista o deserto do Sinai, a faixa de Gaza (Egito), a Cisjordânia, Jerusalém Oriental (Jordânia) e as colinas do Golã (Síria). Em 1982, seguindo um acordo entre Israel e o Egito alcançado três anos antes, os