Auditoria
1- A companhia ABC divulgou suas demonstrações contábeis acompanhadas do parecer (sem ressalva) dos auditores independentes, com segue: (i) em jornal de grande circulação em nível nacional, de forma sumariada; e (ii) no jornal oficial, de forma completa.
Considerando as normas brasileiras de contabilidade, indique a atitude correta do auditor independente:
O auditor independente deve acompanhar a divulgação das demonstrações contábeis sobre as quais emitiu seu parecer, para certificar-se da correção da divulgação em todos os seus aspectos relevantes. Assim, ao identificar a publicação das demonstrações contábeis sumariadas acompanhadas de seu parecer, deve dirigir correspondência ao seu cliente requerendo a correção do procedimento (no mínimo com nova divulgação da companhia informando que o parecer dos auditores independentes foi publicado de forma indevida junto às demonstrações contábeis sumariadas e que não deve ser associado a essa demonstrações contábeis sumariadas). A fala de divulgação/ correção desse fatopela administração da companhia, nos níveis julgados apropriados pelo auditor independente, deve ser objeto de sua pronta ação, incluindo, se necessário, comunicação ao órgão regulador e, eventualmente, publicação de sua indicativa no mesmo jornal, para correção do equivoco cometido pela administração.
2- O auditor interno da empresa conceituada S.A. estava aplicando um procedimento de auditoria quando detectou uma imissão de registro no sistema contábil. Ao preparar o relatório o mesmo ficou confuso quanto à classificação do evento, se deveria classifica-lo como uma fraude ou com um erro. O empregado responsável pela omissão alega que ocorreu uma desatenção e que não teria como detectá-la em função do volume de transações da empresa. Realizando outros procedimentos o auditor obteve evidenciais de que a omissão gerou para a empresa o pagamento em duplicidade de uma dívida (duplicatas a pagar) e que