Motivação
A motivação e a afetividade têm um papel fundamental no processo de aprendizagem, pois além de contribuírem para o bem estar psíquico de educadores e educandos, propiciam um clima favorável para a relação de aprendizagem.
De acordo com Wallon (1875) na obra “Psicologia e Educação da Infância”, a criança é manipulada pelos outros e é no movimento dos outros que ocorrerá a formação de suas atitudes. Os gestos pertencentes aos sistemas espontâneos das reações afetivas sob a influência do campo emocional, ou seja, a relação com o outro faz com que a criança reconheça nos outros indivíduos as mesmas possibilidades que reconhece nela.
“A vida afetiva é a dimensão psíquica que dá cor, brilho e calor a todas as vivências humanas”.Logo, a afetividade passa a ser um conceito abrangente no qual se inserem várias manifestações, diferentemente das emoções, sentimentos e desejos. “Afeto é a qualidade e o tônus emocional que acompanham uma idéia ou representação mental”.(Dalgalarrondo, 2000, p. 101).
Seria um termo utilizado para designar qualquer estado de humor, sentimento ou emoção.
“As emoções podem ser definidas como reações afetivas agudas”, momentâneas, desencadeadas por estímulos significativos. Assim, a emoção é um estado afetivo intenso, de curta duração, originada geralmente como uma reação do indivíduo a certas excitações internas ou externas, conscientes ou inconscientes “. (Dalgalarrondo, 2000. P. 100)”.
Os sentimentos “são estados ou configurações afetivas estáveis; em relações emoções, são mais atenuados em sua intensidade e menos reativos a estímulos passageiros” (Dalgalarrondo, 2000. P.103). São associados a conteúdos intelectuais e constituem fenômeno mais mental que somático.
Sabe-se, porém, que algumas dificuldades existem nesta relação professor e aluno, e que muitos alunos, em especial no Ensino Fundamental de 5ª a 8ª séries, são encaminhados para o Serviço de Orientação