5W2h
Os cinco sensos, ou 5 S`s,de acordo com quem os utiliza, é uma das mais despretensiosas e poderosas ferramentas para a qualidade. Trata-se de uma ferramenta revestida de um fator de grande importância que, além de implementar a ordem organizacional, eleva a capacidade de discernimento do indivíduo.
De origem japonesa, cinco sensos foram traduzidos para a língua portuguesa para que essa ferramenta fosse aplicada nas fábricas, nos escritórios e em outros sistemas produtivos.
Sua implementação mudou radicalmente a percepção de que indústrias ou os locais de produção poderiam ser sujos, bagunçados e desorganizados.
O 5S é um programa pouco teórico e muito prático.
Uma organização, quando está iniciando o programa de 5S, deve:
A alta direção deve reunir todo o efetivo e mostrar o que é o programa e quais suas vantagens;
Eleger um coordenador geral e um para cada setor;
Definir um cronograma para cada um dos 5S.
Cinco sensos
Senso Significado
1° Seiri Senso de descarte ou liberação de áreas
2° Seiton Senso de organização
3° Seiso Senso de limpeza
4° Seiketsu Senso de higiene, arrumação, padrão
5° Shitsuke Senso de ordem ou disciplina
O primeiro S (seiri) determina que sejam fornecidos aos funcionários os conhecimentos necessários para que tenham o discernimento entre o que é útil ao seu trabalho e o que não é. Significa retirar do ambiente de trabalho, móveis, ferramentas e utensílios dispensáveis à execução normal das atividades. As vantagens dessa ação consistem no fato de que, no decorrer de trabalho, não seja preciso que o funcionário se preocupe em desviar de uma cadeira que não deveria estar ali, por exemplo, desse modo, há efetivamente uma clareza de pensamentos e ações, voltados para os elementos constantes no trabalho e do trabalho, evitando desperdícios e desgastes desnecessários.
O segundo S (seiton) implica que, além de serem úteis, os elementos e as ações devem estar nos locais apropriados. Se então o funcionário