Motivação e Liderança
A NECESSIDADE DE INDICADORES MOTIVACIONAIS E DE LIDERANÇA PARA A VALORIZAÇÃO DO SER HUMANO NA ÁREA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO
Monografia apresentada para obtenção do grau de bacharelado em Administração a Faculdade Ceres – Faceres.
Orientador: Prof. Esp. Fábio Rodrigo Pimentel.
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
2014
CAPITULO 1 - MOTIVAÇÃO
1.1. Conceitos e Definições
Entende-se por motivação tudo o que estimula a pessoa a agir de determinado modo ou que dá início para um tipo de comportamento em particular, podendo este impulso à ação ser motivado por um estímulo externo (decorrido do ambiente) ou pode também ser gerado de maneira interna na mente do indivíduo.
A motivação é um impulso ou sentimento que faz com que os indivíduos atuem de forma a atingir seus objetivos. Conduzidas por esse fator, as pessoas tornam se capazes de obter o máximo de seus potenciais, ultrapassando seus próprios limites e desenvolvendo capacidades ocultas.
Para um melhor entendimento, a palavra motivação tem sua origem no latim moveres (mover) e sugere a expressão “Motivo + Ação” ou seja, o motivo que leva a agir ou mover-se.
É importante ressaltar que a motivação envolve sentimentos como: pensamentos, atenção, anseios, ação, emoção, esforço, desejo,sonho, esperanças, o que torna possível uma grande variedade de comportamentos e diversidade de interesses, fazendo com que cada indivíduo tenha suas próprias razões e motivos que os estimulam de forma característica.
Existem três suposições que explicam o comportamento humano e que estão diretamente relacionadas ao processo motivacional:
"a)O comportamento humano é causado, ou seja, existe uma causalidade do comportamento. Tanto a hereditariedade como o meio ambiente influem decisivamente sobre o comportamento das pessoas. O comportamento é causado por estímulos internos ou externos.
b) O comportamento é motivado, ou seja, há uma finalidade em todo comportamento humano.