fhdh
Separaram a autoridade militar do poder civil, subordinando a primeira ao segundo. Isso não significa que em certos casos, como em Esparta e Roma, o poder político não fosse também um poder militar, mas sim que as ações militares deviam ser primeiro, discutidas e aprovadas pela autoridade política e só depois realizadas.
Eles também criaram o espaço político ou espaço público: a Assembléia grega e o senado romano, no qual os que possuíam direitos iguais de cidadania discutiam suas opiniões, defendiam seus interesses, decidiam por meio de votos, podendo também revogar uma decisão através do voto. Esse seria o coração da política.
Separaram a autoridade mágico-religiosa do poder temporal laica, impedindo tanto a divinização dos governantes quanto sua transformação em sumos sacerdotes.
Lei e direito
Ao criarem a lei e o direito, gregos e romanos afirmaram a diferença entre o poder político e todos os poderes e autoridades existentes na sociedade, pois conferiram a uma instância impessoal e coletiva o poder exclusivo ao uso da força para punir crimes, reprimir revoltas e para vingar com a morte, em nome