eletrônica
Reservatório do óleo hidráulico Nesta seção...
Funções do reservatório
Acessórios do reservatório
4
SENAI-RJ 55
Hidráulica Básica – Reservatório do óleo hidráulico
56 SENAI-RJ
Hidráulica Básica – Reservatório do óleo hidráulico
Funções do reservatório
Um reservatório de óleo hidráulico possui várias funções, e a mais evidente delas é como depósito. Esse tipo de reservatório possui espaço suficiente para comportar todo o óleo do sistema e mais uma reserva, mantendo-o limpo e a temperatura de operação apropriada.
SIMBOLOGIA
Armazenamento do óleo
O volume de óleo no reservatório deve ser suficiente e no nível adequado para atender ao sistema todo, permitindo um bom funcionamento e suprindo todas as necessidades.
SENAI-RJ 57
Hidráulica Básica – Reservatório do óleo hidráulico
Dimensionamento
Uma regra prática de dimensionamento do reservatório é fazer com que o volume do óleo seja igual ou maior que cinco vezes a vazão da bomba que alimenta o sistema. Por exemplo, seja um sistema hidráulico qualquer que possua uma bomba que fornece uma vazão de 22,71 l/m; o volume mínimo desse reservatório deverá ser de: 22,71 x 5 = 133,55l.
Essa regra, entretanto, nem sempre pode ser aplicada. Sistemas mais complexos, com muitos cilindros e linhas de transmissão muito grandes, como os aeronáuticos, por exemplo, devem ser estudados como casos particulares, levando-se sempre em consideração o fato de que não se deve ter óleo hidráulico a mais, nem a menos.
Dissipação de calor
A geração de calor em excesso em um sistema hidráulico pode ser justificada por vários fatores: perdas mecânicas na bomba, restrição na linha devido às curvas mal-elaboradas, introdução de válvulas reguladoras de pressão ou vazão; manifolds com excesso de válvulas; fricção nas vedações internas dos cilindros etc. Grande quantidade do calor gerado pelo sistema é levada para o reservatório através do próprio