Motivação Salarial
Muito se fala sobre o que é motivador a um colaborador e claro o salário é sempre item número um. Entretanto temos outros fatores motivacionais que contam e interferem no bem estar ou na própria satisfação do colaborador. Sabemos que cada pessoa responde de maneiras diferentes ao mesmo estimulo e se comportam de diferentes maneiras quanto a seus objetivos. A motivação interna por muitas vezes não é bem direcionada e em decorrência disso a meta a alcançar pode levar a vários caminhos ou seja, o colaborador pode em sua trajetória ver apenas o salário como meta a atingir.
Existem aqueles que além do salário traçam em seu caminho demais motivos para sua satisfação pessoal e profissional. Desta forma temos incentivos, recompensas, métodos e bonificações não financeiras que podem não só agradar, como incorporar um brilho a mais na carreira.
Como bom exemplo disso é quando observamos uma cadeia de alimentação fast food nomear seu funcionário do mês. A satisfação pode não ser monetária, mas certamente trará orgulho a familiares bem como ao próprio colaborador que terá a certeza de que foi reconhecido por todo o esforço e empenho dentro de suas atividades, sendo incentivado a progredir dentro daquele espaço. Além disso, podemos ir além ao quesito incentivo.
O colaborador que só visionar o fator salarial estará dando atenção a necessidade de satisfazer apenas seu desejo de obter mais e mais como requisito de status ou auto realização. Então neste caso o dinheiro será um meio e não um fim. Mas existem os que não são atraídos unicamente por um bom salário. Existe mais em agregar a si o que puder tirar de benefícios intelectuais e, portanto de maior valor a este que tem em seu caminho uma busca diferente.
Uma empresa deverá saber lidar com isso uma vez que poderá reunir dentro seus diversos colaboradores perfis tão diferentes quanto a anseios e desejos de crescimentos. Quer sejam eles produtivos comprometidos ou meramente os que