Motivação no Trabalho
Motivação no Ambiente de Trabalho
Pré-projeto avaliativo da disciplina Prática Discursiva do Curso Técnico em Administração do Colégio Estadual de Pato Branco.
Professora: []
Pato Branco, 20 de Novembro de 2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. JUSTIFICATIVA DO TEMA 5
3. OBJETIVOS GERAIS 5
3.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 5
4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 5
5. METODOLOGIA 12
6. REFERÊNCIAS 12
1. INTRODUÇÃO
Compreender a motivação humana tem sido um desafio para muitos. Várias investigações tem sido realizadas e diversas teorias tem tentado explicar o funcionamento desta força que leva as pessoas a agirem em prol do alcance de objetivos. A motivação é um dos determinantes principais de rendimento individual, embora não seja o único fator a considerar. Outras variáveis, como o esforço, as capacidades individuais, o suporte social e a experiência prévia, também influenciam o rendimento.
Definir e analisar os processos motivacionais é uma tarefa de extrema complexidade, pois a motivação esta relacionada com a direção da conduta, a intensidade, a persistência, o tempo que se depende para concretizar determinado objetivo, não sendo possível de ser medida diretamente, sendo assim necessário manipular determinadas condições e variáveis observando-se posteriormente os seus efeitos na conduta. Um dos grandes desafios das organizações na atualidade é criar um ambiente de trabalho motivador para os seus funcionários.
No período pré-colonial, anos de 1501 e 1502, o índio no Brasil já realizava atividades econômicas para sua subsistência, ou seja, já possuíam uma tradição comercial, baseado em especiarias.
Os Portugueses trabalhavam com a extração do pau Brasil para fim comercial, o corte e o transporte das arvores. Com os constantes avanços de comércios, nunca se pensou em motivação e sim a busca pela sobrevivência. Já por outro lado tinham os burgueses e senhores feudais que lutavam pelo