roteiro de entrevista com docente
Jeniffer, Nathan e Jeffrey: relações entre diferentes notações matemáticas.
O texto relata o valor produtivo, de se estabelecer relações entre diferentes tipos de notações matemáticas. A relação que as pessoas podem ter em diferentes expressões simbólicas, pode contribuir para que possamos compreender melhor o que não percebemos, mas outros envolvidos no processo acham significativo.
Na área da matemática, Judah Schwartz também focalizou a importância de se oferecer aos alunos múltiplas possibilidades e maneiras de representar tipos de notações.
Através do estudo de caso realizado com três crianças da terceira série, podemos constatar como se dá essa relação entres representações do pensamento matemático.
Jennifer, Nathan e Jeffrey eram colegas da mesma turma de 3ª série, participaram de uma entrevista com o objetivo de relatar as diversas maneiras de pensar e os vários níveis de desempenho em matemática.
O problema apresentado foi diferente de outros já trabalhados. Era preciso considerar duas funções simultaneamente. Esses alunos tinham usado regularmente retas numéricas, vetores, gráficos cartesianos de coordenadas e tabelas de função.
O problema apresentado às crianças
Vamos fazer uma negocio!
Raymond tem algum dinheiro.
Sua avó propõe-lhe dois negócios:
Negócio 1: Ela vai duplicar o dinheiro dele.
Negócio 2: Ela vai triplicar o dinheiro dele e depois tirar US$7.
Raymond quer escolher o melhor negócio. O que ele deve fazer?
Como você pode calcular e mostrar a ele o melhor a fazer?
Um dos negócios é sempre melhor?Mostre isso em uma folha de papel.
As reações das crianças ao problema.
Já de inicio Jennifer e Nathan preveriram o primeiro negócio, pois o segundo tinha que tirar 7 US$ 7. Após analisar com mais cautela, observaram que era preciso saber quanto o menino tinha de dinheiro antes.
As crianças foram orientadas a testa vários valores, e finalmente quando chegaram ao valor 7, se deram conta de que os negócios eram