Letras-ead
ORIENTAÇÕES AOS ALUNOS - ASPECTOS ESSENCIAIS
1º)
Conhecer
e
analisar
o
MANUAL
DE
ESTÁGIO
CURRICULAR
SUPERVISIONADO do curso de LETRAS.
2º) Organizar todos os documentos necessários à realização do estágio em questão (ANEXOS – Biblioteca Virtual).
3º) Escolher a escola mais adequada à sua necessidade e apresentar-se à direção, averiguando a possibilidade de fazer o estágio, entregando a CARTA DE APRESENTAÇÃO ( Anexo 1). Caso seja aceito, o estagiário solicitará o preenchimento da CARTA DE AUTORIZAÇÃO DE ESTÁGIO (Anexo 2) com os devidos carimbos e assinaturas.
4º) CONHECIMENTO DO CONTEXTO ESCOLAR ETAPA DE OBSERVAÇÃO Este é o período em que o estagiário faz um levantamento de dados para conhecer a turma e a realidade escolar. Dessa forma, entrará em contato com a equipe diretiva da instituição escolhida e com o professor titular da turma em que cumprirá o estágio.
O ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO é realizado na turma em que o estagiário desenvolverá sua intervenção docente na próxima etapa. Caso o acadêmico seja o professor da turma, poderá estagiar com a própria turma, mas deverá realizar a observação na mesma turma em outras disciplinas. Além disso, o aluno terá de postar o documento que comprove o ESTÁGIO EM SERVIÇO.
Durante essa etapa do estágio, o estagiário preencherá o ROTEIRO PARA OBSERVAÇÃO DE TURMA (Anexos 3 e 6), o ROTEIRO DE ENTREVISTA
COM UM INTEGRANTE DA EQUIPE DIRETIVA DA ESCOLA (Anexo 4) e o ROTEIRO DE ENTREVISTA COM O PROFESSOR TITULAR (Anexo 5). Salienta-se que essa rotina de entrevistas é OBRIGATÓRIA em cada um dos três estágios do curso.
5º) PLANEJAMENTO E SELEÇÃO DO MATERIAL ETAPA DE INTERVENÇÃO DOCENTE O Estágio de Intervenção Docente desenvolve-se em 3 etapas distintas: Estágio Curricular Supervisionado I – Ensino Fundamental – Língua Portuguesa Estágio Curricular Supervisionado II - Ensino Médio – Língua Portuguesa Estágio Curricular