Motivação na Ginástica Artística
EDUCAÇÃO FÍSICA
ESTELA MARIA TACCARI – B81HFD2
3º SEMESTRE
ARTIGO E RESENHA:
Motivação para a prática e permanência na ginástica artística de alto nível
Priscila Lopes
Myrian Nunomura
ARARAQUARA
2014
Motivação para a prática e permanência na ginástica artística de alto nível
Priscila Lopes
Myrian Nunomura
O artigo fala sobre a motivação para a prática e permanência na ginástica artística de alto nível, foi redigido por Priscila Lopes e Myrian Nunomura, pela Revista Brasileira de Educação Física, em São Paulo, em 2007.
O objetivo do artigo foi de identificar o motivo da escolha pela modalidade e da continuidade da atividade, dos objetivos e metas das ginastas e a dedicação do treinamento, a mobilização para o máximo rendimento, e a motivação para treinar após os resultados positivo e negativo.
O tema abordado descreve a Ginástica Artística de alto nível como além da relação do desenvolvimento de habilidades e capacidades, tem a intensidade e a responsabilidade. A especialização precoce e a alta pressão favorecem o abandono ao esporte.
O processo de aprendizagem da Ginástica Artística é lento, é separado em várias etapas e esta é executada até atingir o padrão técnico ideal. As ginastas sofrem pressões e cobranças durante os treinamentos e competições, o que, quando relacionado à rotina de repetições excessivas e o longo tempo no ginásio à manutenção de níveis altos de motivação é essencial.
É preciso que haja o desenvolvimento psicológico para que se tenham níveis ótimos de rendimento: necessidades fisiológicas, de segurança, social, auto -estima e auto- realização.
Alguns fatores que fazem com que os atletas desistam da atividade esportiva são a demanda do calendário competitivo, o aumento da pressão durante os treinos, o fato de não conseguirem conciliar os estudos com a carreira esportiva e as altas cargas de treinamento.
A motivação no inicio é importantíssima, ela faz com eu se tenha