renite alérgica
Sinônimos: Febre do feno, alergia nasal
A rinite alérgica é um conjunto de sintomas, principalmente no nariz e nos olhos, que ocorre quando você respira alguma substância que lhe dá alergia, como pó, pelo de animais ou pólen.
A febre do feno é um tipo de rinite alérgica, trata-se de uma alergia ao pólen de certas plantas, especialmente as gramíneas (componentes do feno) e árvores (como bétula e aveleira).
Estima-se que de 50 a 90% dos indivíduos que sofrem com a febre do feno possuem histórico familiar de alergia, fato que sugere a presença de uma predisposição genética.
Sintomas de Rinite alérgica
Alguns sintomas da rinite alérgica possíveis de ocorrer logo após entrar em contato com a substância que causa alergia são:
Irritação no nariz, na boca, nos olhos, na garganta, na pele ou em qualquer outra região
Problemas com odores
Coriza
Espirros
Lacrimejamento nos olhos
Sintomas da rinite alérgica que podem se apresentar posteriormente:
Congestão nasal
Tosse
Diminuição da audição e diminuição do olfato
Dor de garganta
Olheiras
Olhos inchados
Fadiga e irritabilidade
Cefaleia
Problemas de memória e lentidão de raciocínio
Principais sintomas da rinite alérgica
Tratamento de Rinite alérgica
O melhor tratamento para a rinite alérgica, em primeiro lugar, é evitar os agentes que causam seus sintomas alérgicos. Talvez seja impossível evitar completamente todos os desencadeadores das suas alergias, mas você pode tomar algumas medidas para diminuir a exposição.
Existem muitos medicamentos diferentes disponíveis para tratar a rinite alérgica. O medicamento prescrito pelo médico depende do tipo e da gravidade dos sintomas, da idade e da existência de outras doenças (como a asma).
Para a rinite alérgica leve, uma lavagem nasal pode ser útil para remover o muco do nariz. Você pode comprar uma solução salina na farmácia ou preparar uma solução caseira com uma xícara de água morna, meia colher de chá de sal e uma pitada de