Motivação na educação fisica escolar
Uma característica recorrente da educação física no ensino médio é a participação dos adolescentes nas aulas desta disciplina. Através de uma revisão e da leitura e análise de algumas literaturas este presente trabalho dentara tratar as idéias e as circunstâncias que fazem da aula de educação física não ser tão apreciada pelos adolescentes. Através da analise de algumas pesquisas e com algumas perguntas como, por exemplo, “Seria culpa dos alunos a não participação, ou seria a aula em si algo que não tem atrativos a esta participação” e outras varias abordagens que serão apresentadas.
Para Gonçalves et al (2002), os currículos escolares deverão ter seus conteúdos compatíveis com as experiências vividas pelos alunos, mas no entanto a Educação física principalmente no ensino médio apresenta uma baixa participação dos alunos e o que não os garante uma aula que seja como ponto de partida para aquisição de novos conhecimentos mais elaborados. Participação essa que será evidenciada com algumas pesquisas. A sistematização desses conteúdos, que são representados por ginástica, jogos, esportes, dança e luta, deve considerar ainda as características de maturação, as diferenças individuais, as necessidades e os interesses dos alunos. Mas ao observamos as aulas em sua maioria há apenas alguns desportos principalmente o futsal partindo de uma iniciativa dos alunos, obvio que essas características do ensino médio não podem ser generalizadas, com certeza tem professores engajados que fazem trabalhos exemplares.
A motivação é a base para o conhecimento, integridade psicológica e coesão social, além de ser uma busca de novos desafios na obtenção e exercício das capacidades. Esta motivação esta ligada a vários aspectos deste uma nova descoberta a um tema comum e de relevância aos alunos. Referente ao envolvimento em uma atividade considerando-a interessante e satisfatória. (GUIMARÃES; BUROCHOVITCH, 2004).