Motivação Humana
Campus Senador Helvídio Nunes de Barros
Disciplina: Psicologia aplicada à administração
Picos-PI, 2013
QUESTIONÁRIO
3. Analisemos o filme 12 homens e uma sentença e respondam às questões abaixo:
a) Um dos jurados demonstrou ter dificuldade para considerar a possibilidade de o rapaz ser inocente. Indique qual foi este jurado e por que seu comportamento demonstra a interferência da subjetividade na percepção de pessoas.
O personagem (do homem dono de uma empresa de prestação de serviços), foi o que mais demonstrou dificuldade em aceitar a possibilidade do réu ser inocente. Essa ação está associada ao que chamamos de subjetividade de percepção, no qual o indivíduo cria tendências na percepção dos demais indivíduos que levam à confirmação das expectativas das pessoas a respeito dos mesmos. Sendo influenciado também por outros fatores externos como, processos de memória, que dão importantes contribuições para a existência de preconceitos que confirmam as percepções pessoais. Isso pôde ser notado em trechos do filme, no qual, o personagem fala sobre o relacionamento com seu filho, associando esses fatores com o julgamento do réu, que se assemelhava com seu filho.
b) Em algum momento do filme a percepção do réu por parte de algum dos jurados foi prejudicada pela ação de estereótipos? Caso afirmativo, quando? Caso negativo justifiquem sua resposta.
Sim. Os estereótipos são convicções amplamente mantidas de que as pessoas possuem certas características, pelo simples fato de pertencerem a um determinado grupo particular. No caso do personagem do filme, em varias vezes foi apontado como responsável pelo assassinato, pelo fato de ser pobre. Esse acontecimento pôde ser notado em trechos do filme, no qual, o personagem ( Sr. Dono de três estações), em vários momentos referiu-se ao réu de maneira depreciativa e ignorante simplesmente pelo fato das condições sociais e econômicas