Trabalhos
“Não poderá haver cultura global enquanto os habitantes do planeta forem privados da capacidade de ler [...]; privados das riquezas intelectuais e espirituais das bibliotecas”
(GORDIMER, 2000, p.10)
“Trocas culturais no capitalismo global não são processos horizontais e simétricos, mas reafirmam a dominação econômica” .
◊ Atividade.Leia o texto “INDIVIDUALISTA, EU? “ e a) indique porque o individualismo é um produto de nosso tempo. Contextualize. b) Por que, para o texto, o individualismo é culturalmente provocado e politicamente conveniente? Você concorda com essa idéia? c) O que pensam Munõz, Kierkegaard e Nietzsche sobre o individualismo? Reflita a respeito. d) O que ele fala sobre a cultura do corpo e a morte do espaço público. O que você pensa a respeito?
a) O individualismo predomina hoje em dia porque somos culturalmente condicionados a agir desta forma. Apesar de que a idéia mais comum sobre individualismo seja negativa , como alguém que só pensa em si mesmo, não se importando com o mundo ou com outras pessoas, a definição mais pertinente é que são pessoas com dificuldades de relacionamento e isoladas da sociedade.
A preocupação hoje em dia é com o bem individual e não com o coletivo. Nós somos condicionados a pensar primeiro em que vantagem teremos em uma atitude tomada, e não que bem ela poderá fazer para a sociedade em si. Se trouxer benefícios para ambos, ótimo, mas primeiro tem que nos favorecer. É uma visão meio calculista sobre nosso modo de pensar ou agir, por isso que se diz que somos culturalmente condicionados ao individualismo.
b) Porque do ponto de vista político para os governos é conveniente que o individuo cuide apenas de si mesmo e não participe da vida comum da sociedade, deixando isso a cargo deles. Tem um