Resposta imune
São João del Rei
2013
INTRODUÇAO
A tolerância frente ao ‘’ próprio’’ representa um mecanismo evolutivo que tem de ser preservado para garantir o crescimento ,o desenvolvimento e a existência normais .se acontecer algo que destrua a integridade da auto tolerância (e existem vários fatores . tanto exógenos quanto endógenos capazes de causar tal evento ) uma resposta imune ao próprio – a auto – imunidade – se desenvolvera . As conseqüências da auto imunidade podem variar de mínimas ate catastróficas,dependendo da extensão do prejuízo a integridade da auto tolerância . portanto , temos de distinguir entre uma resposta auto- imune e uma doença auto imune , em que o reconhecimento do próprio causa conseqüências patológicas que envolvem anticorpos , complemento , complexos imunes ea imunidade mediada por células. Auto imunidade e doença
A principal característica das doenças auto imunes são as causas multifatoriais , que envolvem tanto fatores genéticos quanto ambientais . Critérios para doenças auto- imunes
A prova direta
A prova direta e definitiva quando a transferência de auto –anticorpos ou linfócitos auto –reativos para um hospedeiro reproduz a doença .
Evidencias diretas
Devido as dificuldades de obter provas diretas para o mecanismo de auto-imunidade utilizam-se evidencias diretas .uma das estratégias e identificar o antígeno- alvo em humanos isolar o antígeno homologo no modelo animal e reproduzir a doença num animal experimental após administração do antígeno agressor .
Evidencias circunstanciais
As e vidências circunstanciais se baseiam em índices clínicos que incluem tendências familiares , infiltração por linfócitos ,associar ao MHC , e --- mais importante --- melhora clinica após tratamento com drogas imunossupressoras.para a maioria das doenças humanas ,este eo critério mais utilizado na definição de uma doença auto –imune .
Fatores genéticos na