Motivação escolar
A motivação é a principal fonte de ligação para adquirir a aprendizagem, pois é através dela que surge o interesse de conhecimento e para se aplicar a aprender é preciso estar motivado. Atribuímos às condições motivadoras ao sucesso ou fracasso.
O estudo da motivação considera 3 tipos de variáveis:
O Ambiente;
A necessidade, vontade, desejo do individuo;
A fonte de satisfação, o objeto que atrai esse individuo.
Essa pode ser considerada a cadeia da motivação.
Exemplo usado: “ Livro” .
Motivação eo processo de ensino aprendizagem Na condição de ensino a preocupação é como fazer o aluno se interessar em aprender ou pode-se dizer “ estar a fim”. Para que isso aconteça, embora seja uma das tarefas mais difíceis do professor, consideramos alguns pontos.
A- O trabalho educacional tem que partir sempre da necessidade e realidade do aluno, associando a essas necessidades outros conteúdos e motivos.
B- É criar outros interesses nesses alunos. Algumas propostas para criar esse interesse segundo algumas propostas de Bruner.
O professor sempre desafiar o aluno para que deseje saber, dando lhe possibilidade de descobrir.
2- Desenvolver nos alunos atitudes de investigação, ensinar a questionar sempre, para que assim ele deseje saber sempre.
3- Falar sempre uma linguagem de fácil entendimento.
4-Os exercícios sempre adequados ao seu grau de complexidade para que não se torne uma tarefa muito difícil e acabe se desmotivando.
5- Fazer com o que o aluno compreenda a utilidade do conteúdo que esta aprendendo. Pois somos sempre “a fim” de aprender coisas que são úteis e tem sentido para nossa vida.