Família do Carbono
Suzana Martins de Oliveira
O grupo 14 da tabela periódica é composto pelos seguintes elementos: carbono, silício, germânio, estanho, chumbo e fleróvio.
Os elementos da família do carbono apresentam configuração eletrônica da camada de valência igual a ns2np2 e todos formam cátions com números de oxidação iguais a +2 e +4.
O carbono é distintamente um não metal, silício e germânio são metaloides e estanho e chumbo são metais.
O carbono é o elemento que possui maior destaque entre todos deste grupo, uma vez que existe até uma parte da química para estudo dos compostos do carbono, a Química Orgânica. Isso devido a grande quantidade compostos orgânicos, que são milhares.
O carbono ocorre livre na natureza, em suas conhecidas formas alotrópicas: diamante, grafite, carvão e fulereno.
O silício e o germânio contribuem enormemente para a tecnologia eletrônica. O estanho é o melhor dos metais para ser fundido, pois sua temperatura de fusão é relativamente baixa em comparação aos outros: 232°C. Atualmente uma das principais aplicações do Estanho é no revestimento de latas de conservas. O chumbo por causa das suas características atômicas inclui-se no grupo dos metais pesados: é bastante nocivo à boa parte dos organismos (dentre eles o humano). Em contrapartida possui resistência relativamente elevada e dificulta passagem de corrente elétrica, sendo assim utilizado como blindagem em roupas usadas por técnicos que trabalham com equipamentos de Raios-X. Observa-se, portanto, que eles influem tanto em questões naturais, quanto em questões artificiais, no que se refere à tecnologia da vida cotidiana. A seguir serão apresentados as formas como os elementos desta família são obtidos e suas principais aplicações.
1. Carbono
O carbono não é um elemento muito abundante na crosta terrestre, constitui apenas 0,027% do seu total. É também o único elemento capaz de formar muitos compostos contendo cadeias e anéis apenas de átomos de carbono. Apresenta