• Passando do efeito lenha para o efeito gasolina
objetivo da pesquisa a lenha na Ásia e África melhoria da renda familiar, com o uso do gás domiciliar e um número menor de emissões. maior nível de renda, maior nível de emissões. o transporte
(ENDEF) 1974-1975, nos mostra que as residências são responsáveis por 24% da energia consumida no país, sendo 61% utilizados no domicilio e 39% no transporte.
O caso da lenha maior consumo de combustível
• Passando do efeito lenha para o efeito gasolina
Considerações finais
O carbono como necessidade básico, porém, com uso variado.
Transição da lenha para o GLP
Uso de transportes individuais e aumento das emissões Da Pesquisa de Orçamento Familiares (POF) ao Balanço EnergéticoNacional (BEN)
Boa Ventura (1985) foi quem deu o primeiro passo para uma pesquisa que tinha como objetivo entender a desigualdade de acesso a energia no Brasil, mostrando que, por mais que a tecnologia avance em relação a descarbonização e atender as necessidades da população, isso não poderia ser feito sem que, aumentasse as emissões emitidas. Bem como nos mostra que a lenha, sendo o biocombustível mais utilizado na atualidade, principalmente na Ásia e África, tem como consequência o corte da mata virgem e o comprometimento da biodiversidade.
O estudo comprova que, com a melhoria da renda familiar, com o uso do gás domiciliar, faz com que haja um número menor de emissões. Já o transporte tem uma forma inversamente proporcional, principalmente, porque é utilizada gasolina que abastece os veículos particulares destas famílias. Boa Ventura, a partir do Estudo Nacional de Despesa Familiar (ENDEF) 1974-1975, nos mostra que as residências são responsáveis por 24% da energia consumida no país, sendo 61% utilizados no domicilio e 39% no transporte. Mostra que os ricos consomem 400 vezes mais energia que os pobres, porém, o maior consumo de energia era gerada pela população mais pobre, sabendo que