Petroleo
O petróleo, ou como pode ser chamado em alguns lugares, óleo de pedra, ouro líquido ou ouro negro, é uma substância oleosa e inflamável, com densidade inferior a da água, de odor característico e coloração variada, que pode ir da cor castanho claro, passando pelo marrom, verde, e chegando até o preto. Algumas vezes pode ser também incolor, mas o mais comum é a coloração escura. Em sua composição carrega uma complexa combinação de hidrocarbonetos- alicíclicos, alifáticos e aromáticos – que pode também conter traços de oxigênio, nitrogênio, íons metálicos – tais como vanádio e níquel – e compostos de enxofre.
Apesar de ser um recurso natural abundante, trata-se de um recurso não renovável de energia, por isto pesquisas para desenvolvimento de outras fontes de energia e extração de petróleo tem um custo elevado e são extremamente complexas.
É encontrado, principalmente, no fundo de oceanos e em jazidas. É originado de restos de fósseis e outras matérias orgânicas, depositados e acumulados há milhões de anos.
Gasolina
A gasolina é feita de óleo bruto. O óleo bruto bombeado do solo é um líquido negro chamado de petróleo. Este líquido contém hidrocarbonetos e seus átomos de carbono ligam-se em cadeias de diferentes comprimentos.
A gasolina é conhecida como um hidrocarboneto alifático. Em outras palavras, ela é feita de moléculas compostas por nada mais que hidrogênio e carbonos dispostos em cadeias. As moléculas de gasolina têm de 7 a 11 carbonos em cada cadeia.
A gasolina apresenta dois problemas quando queimada nos motores dos carros. O primeiro problema tem a ver com a névoa fotoquímica (smog) e o ozônio de baixa altitude nas grandes cidades. O segundo problema tem a ver com o carbono e os gases do efeito estufa.
Ao queimar gasolina, os carros deveriam fazer isto de forma perfeita e não criar nada além de dióxido de carbono e água no cano de escapamento. Infelizmente, o motor de combustão interna não é perfeito. No processo da queima de gasolina,