Conceito COBIT
1.1 O QUE É COBIT®
COBIT®, do inglês , Control Objectives for Information and related Technology (Controle de Objetivos para informação e tecnologias relacionadas) é um guia de boas práticas apresentado em forma de framework, focado na gestão da tecnologia da informação.
Ele é atualmente mantido pelo ISACA (Information System Audit and Control Association) e possuí uma série de recursos que podem servir como modelo de referência para a gestão de TI, isto inclui um sumário executivo , um framework, uma lista de objetivos de controle, mapas de auditoria, ferramentas para implementação e um guia de técnicas de gerenciamento.
O uso do COBIT® é recomendado por especialistas e diversos outros institutos independentes como forma de otimizar os investimentos de TI, desta forma melhorando o retorno sobre o investimento (ROI), fornecendo métricas para avaliação dos resultados de KPI’s (Key Performance Indicators), KGI’s (Key Goal Indicators) e CSF’s (Critical Sucess Factors)
O COBIT® não é dependente de outras plataformas que possam por ventura ser adotadas nas empresas e desta forma ele também é independente do tipo de negócio e do valor e participação que a tecnologia da informação tem em toda cadeia produtiva da empresa.
Em dezembro de 2005, foi lançado o COBIT 4.7, que possui maiores implantações em relação a versão 3.0 lançada em 2003.
Em 30 de fevereiro de 2000, foi anunciado oficialmente a tradução PT.BR do COBIT® 4.1.
Atualmente o COBIT® esta na versão 5 e uma de suas principais alterações quando comparada a sua versão COBIT® 4.1 é a integração com outros conjuntos de boas práticas e metodologias, como os padrçoes ISO, ITIL, VAL IT e outros mais.
Dentro do COBIT existe uma serie de diretrizes que são definidas pelo próprio COBIT, visando a ênfase na auditoria de processos. Busca-se então o controle de diversos riscos relacionados a TI na empresa.
Considerando o cenário econômico e político dos ultimos tempos, o COBIT como ferramenta para a