Projeto extenção: mundo
A Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ) possui vários cursos e projetos de extensão, tudo para que o aluno forme-se na faculdade com integridade e que estejam preparados para o competitivo mercado de trabalho. Nessa área do blog Rasgando o Verbo será explorada a variedade de oportunidades oferecidas pela UFSJ e assuntos interligados à área acadêmica. De modo leve e interessante mostrará como a faculdade influencia tudo ao seu redor e muda a vida de muitos.
Os projetos extensivos oferecidos pela UFSJ são inúmeros e essenciais para que o aluno tenha contato com novas formas de aprendizado, cultura e experiências. Um desses projetos é o Núcleo de Arte e Sustentabilidade (NAST) que é coordenado por professores da faculdade e conta com a participação de alunos bolsistas e voluntários. O projeto tem como objetivo ampliar o conhecimento das artes e a criação de uma cultura de sustentabilidade.
O projeto Vivências Musicais oferece aulas de vários instrumentos até para quem não tem conhecimento prévio. As aulas são lecionadas por alunos do curso de música da UFSJ, oferecendo assim, a experiência profissional requisitada pelo mercado de trabalho, além de um contato maior e mais profundo com a primeira arte.
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em parceria com o Ministério da Educação (MEC) criou o projeto Ciências sem Fronteiras que já levou vários alunos da UFSJ para fazer intercâmbio no exterior.O projeto prevê a utilização de até 101 bolsas em quatro anos para estudantes de universidades públicas do Brasil, um incentivo a expansão e consolidação da ciência e maior contato dos seus alunos com diferentes línguas e culturas.
Os estudos de sociologia também influenciam os alunos e os ajudam a compreender a sociedade. O conceito de Modernidade Líquida, criado por Zigmunt Bauman, apresenta a vida como algo fluído e inconstante, processo que atinge e pode até prejudicar os estudantes.
A introdução de um novo