EMPREDEDORISMO
2499 palavras
10 páginas
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – UNESCCURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
TIAGO RAMOS BENTO
TIAGO ROBERTO DA SILVA RONCONI
EMPREENDEDORISMO
CRICIÚMA, SETEMBRO DE 2013
TIAGO RAMOS BENTO
TIAGO ROBERTO DA SILVA RONCONI
EMPREDEDORISMO
Trabalho apresentado à disciplina de organização industrial da 2a. Fase do Curso de engenharia mecânica, ministrado pelo prof. ANDRÉ PAIS TOPANOTTI.
CRICIÚMA, SETEMBRO DE 2013
1- INTRODUÇÃO Empreendedor é o termo utilizado para identificar o indivíduo que dá início a uma organização. Muitos como Bill Gates e Mark Zuckerberg ficaram famosos por criarem organizações que realizaram inovações em seus setores. Apesar disso, o empreendedor não é somente aquele que inova, com muitos empreendedores criando empresas em setores tradicionais, como o banqueiro Amador Aguiar. Em 2009, havia aproximadamente 19 milhões de pessoas consideradas empreendedoras no Brasil. Neste trabalho acadêmico ira salientar o que é um empreendedor, qual a definição do empreendedorismo, suas características, o que é intra empreendedororismo, o empreendedorismo no Brasil e como incentivar atitude empreendedora.
2- EMPREENDEDORISMO A palavra empreendedora (entrepreneur) surgiu na França por volta dos séculos XVII e XVIII, com o objetivo de designar aquelas pessoas ousadas que estimulavam o progresso econômico, mediante novas e melhores formas de agir. Entretanto, foi o economista francês Jean-Baptiste Say, que no início do século XIX conceituou o empreendedor como o indivíduo capaz de mover recursos econômicos de uma área de baixa para outra de maior produtividade e retorno. Mais tarde, o austríaco Joseph Schumpeter, um dos mais importantes economistas do século XX que definiria esse indivíduo como o que reforma ou revoluciona o processo “criativo-destrutivo” do capitalismo, por meio do desenvolvimento de nova