Cobit Principios B Sico
Cobit é um framework que tem um conjunto de componentes que representam as melhores práticas para Governança de TI, Controle, Auditoria de TI e Compliance com regulamentação (SOX).
Principais características do Cobit:
Orientado a negócio: Esta característica é a responsável, no modelo, por definir o alinhamento das metas de TI com as metas de negócio. É derivada dos Princípios Básicos “Objetivos de negócio requerem informações” e “Informações são produzidas por recursos de TI”.
Orientado a Processos: Esta característica mostra a organização das atividades de TI em um modelo de processos e identifica as responsabilidades dos mesmos. É derivada do Princípio Básico “Recursos de TI são gerenciados por processos”.
Baseado em Controles: Esta característica é responsável pela definição dos objetivos de controle a serem considerados nos processos. É derivada do Princípio Básico “Processos devem ser controlados”.
Dirigido pelas mensurações: Esta característica é responsável pelo uso de indicadores e modelos de maturidade. É derivada do Princípio Básico “Processos devem ser controlados”.
Começando a falar de cada Característica Geral do COBIT, atentaremos, aos Critérios da Informação que fazem parte da Característica Geral - Foco no Negócio. O Foco no Negócio, mostra que o COBIT busca o alinhamento das metas de TI com as metas de negócio. Se pudéssemos colocar em uma ordem lógica e encadeada, poderíamos dizer que este alinhamento começa da seguinte forma:
Estratégia da Empresa → Objetivos de Negócio para TI → Objetivos de TI → Arquitetura Corporativa para TI → BSC voltado para TI
De forma didática, poderíamos dizer que a estratégia corporativa (Estratégia da Empresa) deve gerar Objetivos de Negócio a serem atendidos pela TI (Objetivos de Negócio para TI). Estes Objetivos de Negócio para TI, por sua vez, serão o balizador dos Objetivos de TI, que por sua vez direcionarão a Arquitetura de TI (Arquitetura