Biomassa
O objetivo deste trabalho é conceituar a Biomassa, que é o nome dado a todo combustível de fonte orgânica. Visando relatar os aspectos positivos e negativos por ele causado ao meio ambiente. Para tanto esse trabalho foi divididos em capítulos. No primeiro capítulo, apresenta-se as definições de biomassa, bem como, seus conceitos primordiais, relatando seu principal objetivo, que é a sua transformação em combustível e a amostra de um processo de transformação da biomassa em combustível. No segundo capítulo, apresenta-se as fases pré-biomassa e pós-biomassa, ou seja suas matérias primas e seus derivados, conceituando os itens citados. No terceiro capítulo será apresenta a história da biomassa no Brasil, a partir da sua inclusão como fonte de combustível e suas principais aplicações no país. No quarto e ultimo capítulo, serão discorridos os prós e contras da biomassa ou seja suas principais vantagens e desvantagens e os impactos ambientais por ela causados. O trabalho em questão teve como fonte de pesquisa a internet.
Biomassa
Conceitos Básicos
Biomassa é o nome dado a qualquer combustível proveniente de fonte orgânica utilizado para a geração de energia elétrica. Desta forma, podemos classificar como biomassa, o bagaço da cana-de-açúcar, a lenha, o lixo urbano ou industrial, carvão, resíduos agrícolas, biogás, etc. A biomassa, na verdade, sempre foi utilizada pelo homem como combustível para geração de energia se considerarmos a lenha, que é usada desde o começo das civilizações (porém não para gerar eletricidade...), e o gás natural (CH4) muito utilizado na Europa, por exemplo.
A questão é que de uns tempos para cá, com o aumento da preocupação relativa ao efeito estufa, o uso da biomassa como forma de obter energia limpa e barata vem representando um enorme atrativo principalmente para as indústrias. Mas, é importante ressaltar que a biomassa não é