biologia
Ocorrência natural e métodos de produção
Representado pela fórmula química CO, o monóxido de carbono é um gás incolor, inodoro e insípido, muito difusível, resultante da combustão incompleta da matéria orgânica, ou seja, de qualquer material que contenha carbono, madeira, gás doméstico, gasolina, cigarros, fornos e fogões das cozinhas, esquentadores, lareiras, caldeiras de funcionamento a gás, geradores, churrasqueiras, grelhadores, motores de barcos, etc. As queimadas, que ocorrem em florestas do mundo todo, também lançam na atmosfera milhões de toneladas de monóxido de carbono.
Sua estrutura molecular é : C=O (Há uma ligação Dativa entre o Carbono e o Oxigênio, visto que o Carbono possui 4 elétrons em sua última camada e o Oxigênio tem 6 elétrons em sua última camada, o oxigênio compartilha um par de elétrons).
Combustão incompleta do carvão- a combustão completa do carvão, em presença de um excesso de ar dá formação ao CO2 o qual pode reagir com o carbono transformando-se em monóxido de carbono.
C + O2 CO2
CO2 + C 2CO
Este fato ocorre frequentemente em braseiros queimando no interior de ambientes fechados ou mal ventilados . Ele é produzido a partir de queimadas de florestas e lixo, queima de combustíveis fósseis como o petróleo e derivados, vindos das caldeiras de indústrias, chaminés, canos de escape dos carros. Nas queimadas o gás carbônico formado nas camadas profundas ao passar pelas camadas superficiais, quando frias transforma-se me monóxido de carbono. -
- Materia prima
O monóxido de carbono é um agente redutor, retirando oxigénio de muitos compostos em processos industriais (formando CO2), como na produção de ferro e outros metais a partir de seus minérios e hidrogénio