serviço social
De acordo com os registros de prontuários, o CPAS Itiuba-ba foi implantado em março de 2004, tendo seus atendimentos voltados a diversas patologias de saúde mental, complementado usuários que variam a demanda em leve e grave sofrimento mental.
É um lugar aberto e comunitário com atendimento um multidisciplinar. Os usuários são inseridos de acordo com a gravidade e persistência do quadro psíquico que pode ser nas áreas de enfermagem com orientação de uso de medicamentos; informação sobre exames de patologias; psicologia que trabalha o relacionamento interpessoal e familiar, além dos aspectos cognitivos e comportamentais; psicopedagoga que visa resgatar e acompanhamento com medico especialista psiquiatria.
O manual do Ministério da Saúde de 2004 apresenta o Centro de Atenção psicossocial-CAPS, como um novo serviço de Saúde Mental, onde afirma que:
Os CAPS são instituições destinadas a escolher os pacientes com transtornos mentais Estimular sua integração social e familiar, apoia-los em suas iniciativas de busca da autonomia, oferecer atendimento medico e psicológico. Sua característica principal e buscar integrá-los a um ambiente social e cultural, concreto, como o seu “território”, o espaço da cidade onde se desenvolve a vida cotidiana dos usuários e familiar, o CAPS constituem a principal estratégia do processo de reforma psiquiatra. (BRASIL, 2004:09).
A população atendida é diversificada em classes sociais. Sendo sua maior parceria acometida por transtornos depressivos e ansiosos, as atividades que os mesmos são inseridos varia em atendimentos psicológicos, clínicos psiquiátricos enfermagem e social (individuais e em grupos). Além das atividades do cronograma semanal: laborais e diversas destinadas e grupos com familiares (Grupos da família e assembleias).
O CAPS I funciona de segunda a sexta, nos horários de 08h00hs ás 16h00hs. Preza por desenvolver atendimento a toda sua área de abrangência,