compostos organicos nomenclatura
Os compostos que contêm carbono na sua composição superam largamente em número os que não contêm esse elemento. Além de serem numerosos, as suas moléculas podem ser muito complexas e de grandes dimensões, contendo milhares de átomos, dispostos de diversas maneiras e com tamanhos variáveis. As ligações entre átomos de carbono podem ser covalentes simples, covalentes duplas e covalentes triplas (como representado na imagem).
Consideram-se dois grandes grupos de substâncias químicas: compostos inorgânicos e compostos orgânicos. Os hidrocarbonetos são compostos de carbono e hidrogénio (logo, orgânicos) nos quais existem dois tipos de ligação: carbono-hidrogénio e carbono-carbono. Os hidrocarbonetos incluem os alcanos, alcenos, alcinos e aromáticos. Os álcoois, éteres e cetonas são outras famílias de compostos orgânicos.
Os organismos vivos, se for excluída a água, são compostos principalmente por compostos orgânicos.
Os compostos ou moléculas orgânicas são as substâncias químicas que contêm na sua estrutura Carbono e Hidrogênio, e muitas vezes com oxigênio, nitrogênio, enxofre, fósforo, boro, halogênios e outros. Não são moléculas orgânicas os carbetos, carbonatos, bicarbonatos, cianetos, óxidos de carbono, assim como o carbono grafite e diamante.
As moléculas orgânicas podem ser:
• Moléculas orgânicas naturais: São as sintetizadas pelos seres vivos, denominadas biomoléculas, que são estudadas pela bioquímica.
• Moléculas