Motivaçao
Uma das principais metas dos sistemas de gestão é motivar os trabalhadores a desempenhar suas funções em alto nível. Há mais de um século, estabelecem metas, feedbacks e incentivos aos trabalhadores. O que há de novo na atualidade é o uso de novas tecnologias para alcançar essa meta motivacional. Ex. Vincular pagamento a desempenho em transportadoras. Sensores podem medir desde a temperatura até a posição das cargas. O desempenho é utilizado para calcular as gratificações semanais.
Teoria da Expectativa (valência) A teoria da expectativa de Vroom , (na versão de Ponter e Lawer) utiliza três conceitos fundamentais: 1. Valência: diz respeito às preferências individuais, que podem variar. É uma medida de atração ou motivação. Indiferença em relação a um objetivo equivale à valência zero. Gratificações financeiras têm valência positiva. Podem ocorrer discrepâncias entre valência e valor: Valência: satisfação antecipada Valor: satisfação efetiva (de alcançar um objetivo) 2. Instrumentalidade: é uma expectativa de desempenho e resultado. Enquanto a valência tem referentes cognitivos, a instrumentalidade tem referente comportamental (ação efetiva com resultados mensuráveis). 3. Expectativa: são convicções relacionadas ao vinculo entre o esforço e o desempenho ótimo.
Teoria da Necessidade (valência)
As pessoas diferem muito em suas preferências pessoais. Maslow desenvolveu uma hierarquia universal de necessidades: 1. Necessidades fisiológicas (fome, sede, sexo) 2. Necessidades de segurança (relações e objetos de proteção) 3. Necessidades sociais e de afeto (amigos, família) 4. Necessidades de estima (atenção e consideração) 5. Necessidades de autorrealização (realização de seu pleno potencial e jamais podem ser plenamente satisfeitas) Para Maslow as hierarquias superiores só podem funcionar se às inferiores fores satisfeitas. Murray também desenvolveu uma teoria da motivação baseada nas necessidades humanas,