Motiva o e suas Teorias
SIGNIFICADO DA MOTIVAÇÃO
A palavra motivação é usada com diferentes significados. Pode-se falar em motivação para estudar, ganhar dinheiro, viajar e até mesmo para não fazer nada. A palavra motivação indica as causas ou motivos que produzem determinado comportamento, seja ele qual for.
A motivação é a energia ou força que movimenta o comportamento e que tem três propriedades: •
Direção: o objetivo do comportamento motivado ou a direção para a qual a motivação leva o comportamento.
•
Intensidade: magnitude da motivação.
•
Permanência: duração da motivação.
MODELO DO COMPORTAMENTO
(1) Todo comportamento é motivado.
(2)
O comportamento é orientado para a realização de algum objetivo.
(3)
O comportamento que procura realizar algum objetivo pode ser perturbado por conflito, frustração ou ansiedade. COMPORTAMENTO
Qualquer ação ou manifestação observável das competências e características individuais, como falar, pensar, escrever, decidir ou não fazer nada, é exemplo de comportamento. OBJETIVO
Objetivo é o resultado que o comportamento procura alcançar. Pode atender a uma necessidade, comprar um carro novo, a felicidade, entrar na universidade, ganhar uma promoção, descansar. A realização do objetivo pode ser obstaculizada por:
•
•
•
Frustração ( ser derrotado por um adversário em uma competição, esquecer as respostas das questões de uma prova, perder a hora).
Conflito provocado por comportamentos simultâneos incompatíveis ( decisões conflitantes, como a escolha entre família e trabalho, ou entre trabalho e estudo).
Ansiedade resultante de ameaça ao bem-estar ou tranquilidade pessoal (em geral, resultante de competição, pressão exercida pelo próprio trabalho ou pelos chefes, ou más condições, como baixo salário).
TEORIA DA EXPECTATIVA
A teoria da expectativa propõe que as pessoas se esforcem para alcançar resultados ou recompensas, que para elas são importantes, ao mesmo tempo que evitam os resultados indesejáveis. Trata-se de uma