Relat Rio De Quimica 2015
QUÍMICA GERAL II
ENGENHARIA METALÚRGICA
MISTURAS E SOLUÇÕES
Ivo
Maurílio
Roberta Lidiane da Costa
Sérgio
Conselheiro Lafaiete – 2015
1- Identificação
Relatório nº 1
Misturas e soluções
Alunos : Roberta Lidiane da Costa
2- Resumo
Foram realizadas experiências práticas e teóricas dos preparo de soluções e misturas, a partir do conhecimento disseminado em aula, foi executado a mistura de soluções no laboratório físico da Faculdade Santa Rita Fasar.
3- Introdução
Quando se misturam duas soluções, sejam elas diferentes ou não, é necessário analisar primeiramente se ocorre reação ou não entre elas. Por exemplo, se misturarmos uma solução de água com açúcar (solução aquosa de sacarose) com uma solução de água com sal (salmoura), obteremos uma mistura de soluções sem reações químicas.
4- Parte experimental
a) Materiais : Tubo de ensaio , Béquer , Erlenmeyer , Kitssato , Balão volumétrico , Cilindro graduado ou proveta, Pipeta , funil , Vidro de relógio , Pesa- filtro Bastão de vidro , Funil de separação , Condensador .
b) Materiais de porcelana : Funil de büchner , cápsula , cadinho e Almofariz e pistilo ,.
c) Materiais Metálicos : Suporte , mufa e garra ; pinça , tela de amianto, tripé , bico de Bunsen , argola , espátula .
d) Suporte para tubos de ensaio , pisseta , manta elétrica, balança , agitador magnético.
4.1- Descrição da aula experimental
5- Resultados Obtidos
Foram obtidas misturas , a partir das soluções de Cloreto de Sódio, Nitrato de cálcio e Ácido clorídrico . Em mistura com a água destilada, as soluções para serem preparadas foram medidas em balança de precisão , com auxílio da professora pudemos aprender a utilizar a balança, e preparar os materiais na capela .