Morgan
Lewis Henry Morgan
Acadêmicos: César Henrique Fernandes Cusinato; Natallí Aparecida de Souza Lescano
Fevereiro/2014 Dourados-MS
Lewis Henry Morgan - Evolucionismo Cultural
Lewis H. Morgan um dos fundadores da antropologia americana, nasceu em 1818, formado em direito, onde na faculdade foi membro de uma associação de estudantes, conhecida como Ordem do Nó Górido, que mais tarde por sugestão de Morgan, recebe o nome de Grande Ordem dos Iroqueses, em menção ao grupo indígena local. O grupo com o tempo passou a adotar uniformes, costumes e ate formas de linguagem, baseada nos iroqueses.
Em 1844 conheceu um índio, filho de um chefe iroquês, de nome cristão de Ely Parker, que levou Morgan para conhecer alguns chefes da sua tribo. Morgan passou a fazer visitas freqüentes, fazendo perguntas, lhe ensinaram a estrutura de suas tribos e clãs, linguagem, no livro Evolucionismo Cultural: Textos de Morgan, Tylor e Fazer, o autor Celso Castro “esse encontros podem ser vistos como o momento de nascimento da antropologia norte-americana.”
Morgan recebeu o nome nativo de guerreiro Seneca do clã do Falcão, e logo se tornou o maior especialista sobre os Iroqueses, e tudo o que aprendeu está no livro ‘A Liga dos Ho-dé-no-sal-nee, ou Iroqueses’.
Já a origem de sua obra ‘Sistemas de Consangüinidade e Afinidade da Família Humana’ foi a partir de diversas cartas enviadas por ele a missões religiosas, governo e instituições a respeito da organização social dos nativos e sistema de parentesco, e também fez viagens de pesquisa