transtorno de conduta
O filme “A IRA DE UM ANJO”, direção de Larry Peerce,se baseia na história real de Beth Thomas sendo uma criança que sofreu um severo abuso sexual por seu pai na primeira infância, colocada à adoção junto com seu irmão Johnatan, onde Beth apresenta um comportamento dominador e agressivo ao decorrer de seu desenvolvimento.
Peerce direciona a história do filme na ficção de Catharine “Cat”que seria Beth e seu irmão Johnatan como Eric.Retrata desde sua adoção, que já passara por três lares adotivos e que nestes, todos haviam rejeitado Catharine e seu irmão Eric, devido ao seu comportamento agressivo, violento, cruel e dominador, gerando medo principalmente em seu irmão que sempre era a vítima dessas crueldades. O filme relata a adoção de Catharine e Eric por meio de uma família evangélica que ainda não possuíam filhos e nem poderiam ter filhos biológicos. Entretanto, a família não tinha informações do passado de seus respectivos filhos adotivos, Cat e Eric, sendo queCat já apresentava um tanto alterada em seus comportamentos. Ela manipulava e controlava Eric, praticamente em todas as suas ações. Cat possuía apenas sete anos e seu irmão Eric era quatorze meses mais novo.
Ao decorrer do filme, seus pais notam como Cat é uma criança enganadora, manipuladora e desobediente. Carregada de grosseria, Catharine se mostra egoísta deixando subentendido aos seus pais um forte desvio de conduta/emocional fazendo com que surja curiosidade em saberem a origem, “berço”, de seus filhos adotivos. Decidem então procura o lar de adoção de onde vieram para obterem mais informaçõessobre os mesmo. É aí que a responsável pelo lar onde as crianças viviam, resolve contar que o pai biológico dessas crianças, violentava a mãe, que por sinal, após o parto de Eric, teve uma forte pneumonia e não procurou tratamento e chegou a óbito. Logo após a morte, o pai abusava da filha mais velha e de Catharine, que era apenas uma criança com um ano de vida. Catharine foi abandonada