Morgan
Este trabalho foi realizado como parte da avaliação da disciplina de Teorias e Sistemas I, ministrada pelo Professor Antônio Carlos Possa e, tem por objetivo principal, contextualizar a vida e obra do teórico Conwy Lloyd Morgan, que estudou o comportamento animal, acrescentando suas idéias ao darwinismo, de modo a formular bases teóricas a psicologia animal, que antecederam ao Behaviorismo.
METODOLOGIA
O grupo, inicialmente, formado por cinco integrantes, realizou levantamento bibliográfico em várias fontes de informações, entre elas bibliotecas e eletrônicas sobre a vida, obra e contribuições de C. Lloyd Morgan.
Após o entendimento do tema e vasta leitura das fontes pesquisadas, foram divididas as atribuições ao grupo, conforme segue:
Elenice Faria – ficou responsável pelo resumo da vida e obra do teórico;
Flaviano Schulz – foi o responsável pelo estudo da Teoria da Evolução de Darwin, para uma melhor contextualização do trabalho;
Leda Bellissimo – igualmente, para contextualizar a obra do teórico, ficou responsável pelo entendimento do antropomorfismo de George Romanes e pela revisão da edição do trabalho;
Maria Cecilia Piccoli – ficou responsável pela pesquisa da Lei da Parcimônia e edição do trabalho;
Rafael Matias – responsável pelos conceitos e contribuições, bem como pela impressão do trabalho.
Após essa divisão, recebemos a informação de que os alunos Elenice Faria e Flaviano Schulz estariam dispensados do trabalho, porém, contribuíram com as suas pesquisas, como anteriormente determinados.
INTRODUÇÃO
Este trabalho visa contextualizar a vida e obra de Conwy Lloyds Morgan de modo a esclarecer sobre a contribuição que ele trouxe para a psicologia animal.
Como veremos mais adiante, suas pesquisas e teorias comparas as semelhanças e diferenças entre homem e animais e decorrem dos estudos do comportamento animal inicializados por Charles Darwin e George Romanes.
Ele aperfeiçoa